O Escravo - Da África Para a Senzala - Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho pelo espírito de Antônio Carlos
O escravo é um romance espírita narra a história de Uba, um africano que vive tranquilamente em sua aldeia com sua esposa e duas filhas. Uba não gosta muito de sua mulher, nem de trabalhar muito e tem costume de reclamar de praticamente tudo na sua vida. Porém, a aldeia de Uba é invadida. Uba vê sua mulher ser assassinada e é preso e escravizado para o Brasil. Em terras brasileiras, Uba irá descobrir uma triste realidade, onde irá sofrer com crueldade dos homens brancos e aprender muito com o velho Bastião e Tomasa.
A maior parte do livro irá nos contar o dia a dia de João, anteriormente chamado de Uba, que quando chega ao Brasil tem seu nome alterado e sua identidade apagada. João é comprado pelo Senhor da fazenda Morro Alto, como o livro já é narrado perto do final do período colonial, já vemos uma escravidão mais “amena”, com os quilombos se fazendo presentes e começando a movimentação dos abolicionistas. Durante o livro podemos ver que a antiga Sinhá da fazenda já havia “ajudado” os escravizados a terem condições de vida “melhor”, o que já eram terríveis! Por isso podemos ver que esse conto sobre os escravizados, apesar de triste é muito mais leve do que realmente foi a escravidão.
A obra é com um enredo compreensível, de leitura tranquila e com fácil interpretação de texto. A linguagem simplificada e super acessível para todos tipos de leitores.
Dou 3 velinhas
Comentários
Postar um comentário