Candomblé e Umbanda: caminhos da devoção brasileira por Vagner Gonçalves da Silva Editora Ática

Candomblé e Umbanda: caminhos da devoção brasileira por Vagner Gonçalves da Silva Editora Ática.

Hoje eu vim falar sobre um dos livros que, na minha opinião é um dos mais importantes para entender a cultura da Umbanda e Candomblé. Acho a leitura muito fundamental para todos, até de uma forma sociológica. Esta capa que está na foto é a edição que eu tenho, o livro já foi relançado por outra editora e com outra capa! Você pode achar eles na Amazon, através do meu link que está na minha Bio  😍

Este livro tem como objetivo fornecer uma visão histórica do desenvolvimento das religiões afro-brasileiras. O livro vem reconstituindo o processo histórico das formações dessas religiões, mostrando que não era fácil pois a história sempre foi contada pelos brancos e as religiões de negros, índios e pobres sempre foram marginalizadas e perseguidas pela Igreja Católica. Então o livro fala de todo universo social e religioso no Brasil colonial e falando sobre a religiosidade dos portugueses, indígenas e africanos. Logo vemos um novo capítulo em nossa história como a abolição e a reinvenção da África no Brasil e então  no Candomblé. Todo o Panteão africano, sincretismo, tambor de mina, batuque, macumba, candomblé de caboclo, catimbó e todos os ritos que se espalharam pelo Brasil até chegar na Umbanda, explicando também todas as origens e raízes desta religião. Há mapas mentais e fotos para conseguirmos entender melhor tudo isso, além de um glossário no final do livro que pode ajudar a esclarecer muitas palavras. 

Como eu havia dito é um livro realmente muito importante para estudo e aprendizados e recomendo fortemente para a leitura de todos.
Dou 5 velinhas.
🕯️🕯️🕯️🕯️🕯️

#umbanda #umbandista #candomble #tambordemina #axe #ase #sarava #orixa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Cavaleiro da Estrela Guia – Rubens Saraceni Editora Madras.

Calunga, Verdades do Espírito - Pelo espírito Calunga por Luiz Gasparetto.

Saravá Oxóssi - Ademir Barbosa Júnior - @anubiseditora